domingo, 17 de maio de 2009

Buscas na web

No exercício sobre buscas na web, não me preocupei em marcar páginas em Português ou qualquer outro filtro de busca. Simplesmente digitei cura do stress nos sites de busca citados no exercício, por isso percebi algumas diferenças nos sites em inglês. De qualquer forma, é possível afirmar que alguns resultados se repetem. Em determinados sites, há uma divisão entre links patrocinados ou não. Há diferenças se eles forem considerados os cinco primeiros os resultados ou não. Em função disso, optei por fazer os cruzamentos com e sem esses resultados. Apresento abaixo os resultados que se repetiram.

DESCONSIDERANDO OS LINKS PATROCINADOS
Oferta para baixar papel de parede sobre a cura do stress (http://ultradownloads.com.br/papel-de-parede/A-Cura-para-o-Stress/)
2 aparições (Google / UOL)

Lixo tipo especial (http://lixotipoespecial.blogspot.com/2005/11/cura-do-stress.html)
5 aparições (Google / Yahoo / Altavista / Ask / Dogpile)

Cura para o stress (http://www.cartunista.com.br/basfstress.html)
2 aparições (Google / UOL)

A cura pelo estresse (http://www.editoras.com/record/053503.htm)
2 aparições (Google / UOL)

Vídeo a cura pro stress (http://www.kewego.com.br/video/iLyROoaft_zF.html)
2 aparições (Google / UOL)

Saúde Vida Online - O que é o stress? (http://www.saudevidaonline.com.br/stress.htm)
2 aparições (Yahoo / MSN)

Pópulo - Cura do stress (http://populo.weblog.com.pt/arquivo/2005/12/cura_do_stress_1)
2 aparições (Yahoo / Altavista)

CONSIDERANDO OS LINKS PATROCINADOS

O papel de parede não apareceria no UOL
Cura para o stress não apareceria no UOL
A cura pelo estresse não apareceria no UOL
Vídeo para a cura do stress não apareceria no UOL

Outros sites apareceriam repetidos nesse caso e que não estão citados desconsiderando os links patrocinados. São eles:

Relaxando sem stress (http://www.cefalus.pro.br/?OVRAW=cura%20do%20stress&OVKEY=remedio%20para%20depressao&OVMTC=advanced&OVADID=7635133522&OVKWID=62938281522)
3 aparições (Yahoo / Altavista / MSN)

Os sites Ask e Dogpile, nesse caso, têm os quatro primeiros resultados exatamente iguais, inclusive na ordem. A seguir:

Stress Relievers, Biodots (http://stressmarket.com/?gclid=CMusxv3WxJoCFQSPFQodDC76sA)
Stop Stress And Anxiety (http://www.thehealthreporters.com/top10anxiety.php)
No More Anxiety Attacks (http://www.panicaway.com/index.php?hop=tcp147)
Lixo tipo especial (http://lixotipoespecial.blogspot.com/2005/11/cura-do-stress.html)

Foi possível perceber uma semelhança grande entre os resultados fornecidos pelo Google e pelo UOL, inclusive na ordem da lista disponibilizada, quando os links patrocinados são desconsiderados. Já na situação inversa, considerando os patrocínios, a maior repetição ocorre entre o Ask e o Dogpile.

Um comentário:

  1. Oi Paula,
    Você desenvolveu muito bem os conteúdos nos tres posts publicados até agora. Minha observação é sobre a necessidade de você usar espaço duplo para separar parágrafos. Do jeito que você publicou, o texto ficou muito compacto, transmitindo uma impressão de leitura pesada, que pode desestimular o visitante ocasional. Isto fica bem claro no post Como se Informar.
    Tornar o visual menos compacto não prejudica o conteúdo e aumenta as chances do teu texto ser lido por pessoas que, inicialmente, não estaria diretamente interessadas nele.
    Outra coisa, o cabeçalho do teu blog está muito legal com a foto da rotativa. Procure dar o mesmo tratamento a cada um dos posts para treinar a narrativa usando mais de um formato de comunicação.
    Abraço
    Castilho

    ResponderExcluir