sábado, 23 de maio de 2009

Fotografia e edição



Fazer o exercício 6 foi muito gratificante para mim, porque a fotografia me atrai. Não sou favorável a grandes alterações em programas de edição, mas com bom senso, eles são, sem dúvida, grandes aliados.Optei por fotografar a romaria em honra a Nossa Senhora de Caravaggio, que ocorre em Caxias do Sul uma vez por ano, e o IrfanView foi útil para mim, especialmente, para dar um corte mais adequado às imagens.

O fato de eu e as demais pessoas estarmos caminhando dificultava um pouco na hora de fotografar. Além disso, procurei não usar muito zoom, conforme foi orientado no exercício. Optei por cortar a foto no programa, depois de feita, tirando um pouco da paisagem que estava ao redor do que eu queria mostrar como o principal da fotografia.

Em relação à imagem que está à direita, o corte foi essencial para eu aproximar mais os pés do romeiro, que percorreu os 11 quilômetros de estrada de chão batido no chamado 'atalho para Caravaggio' sem sapatos. A foto original era horizontal e havia outras pessoas ao lado. Optei por dar um corte fechado no romeiro para que o leitor percebesse logo o que eu queria mostrar. Testei o ajuste automático de cores, para ver como ficava, e decidi manter a luz original da foto, o que não ocorreu com a outra imagem.

Na fotografia que está à esquerda, tirei um pouco de céu e de pessoas que não estavam inteiras na lateral direita. Como elas estavam caminhando, acabavam "entrando" com uma parte do corpo na foto. O programa me possibilitou centralizar no que eu queria mostrar: o movimento de pessoas chegando ao Santuário de Caravaggio, que aparece ao fundo. E o ajuste de cores tornou a imagem melhor.

Quanto a possíveis dificuldades, eu já mexia um pouco em fotos no programa Picture Motion Browser, que recebi num CD junto com a Câmera. No entanto, acredito que o IrfanView tem mais recursos e parece mais leve, porque o tempo de respostas aos comandos é menor. Com as orientações passadas pelo professor, não tive problemas para localizar onde estavam as ferramentas e as opções que eu precisava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário